segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em termos de balanço final...

Os alunos envolvidos no projeto Eco-Escolas e toda a comunidade educativa (pessoal docente, não docente, Encarregados de Educação, empresas e Câmara Municipal) dedicaram-se, ao máximo, no sentido de concretizar todas as atividades a que nos tínhamos proposto.
Os alunos que participaram desenvolveram as suas capacidades no âmbito cognitivo e experimental, tornando o ensino mais prático, dinâmico e atrativo, seguindo a metodologia científica como forma de aplicação da perspetiva de ensino por pesquisa e por construção do seu próprio saber. Ao longo das várias fases foram surgindo problemas que os alunos prontamente se dedicaram a pesquisar para tentar resolver e chegar a soluções que constituíram uma mais-valia.
Para a comunidade educativa este projeto foi também de extrema importância verificando-se uma mudança significativa nas atitudes, nomeadamente: a recolha de resíduos (ficaram sensibilizados para a recolha seletiva de resíduos) e para a utilidade que lhe pode ser dada.
Ao construirmos a horta vertical, houve a colaboração de todos com a partilha de plantas e a adoção do mesmo modelo nas suas casas (construímos também o modelo de vasos verticais e distribuímos pelos docentes e funcionários que os quiseram adotar nas suas habitações). Para além disto, houve também a manifestação de um grande gosto em cooperar no embelezamento e limpeza do espaço escolar e em sentirem-se envolvidos num projeto que acabou por ser de todos!
Estas são algumas fotografias de um docente que reproduziu uma horta em sua casa....


 
Muito obrigada a todos os que cooperaram, pois senão seria impossível!
Muito obrigada a toda a direção do Agrupamento que sempre disponibilizou todos os meios solicitados, mostrando sempre vontade em ajudar e valorizando o trabalho realizado.
A coordenadora: Susana Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário